Jaime Câmara

O goiano Jaime Câmara Neto começou a carreira no kart aos 12 anos. Filho do também piloto Jaime Câmara Junior, ele passou alguns anos longe das pistas e retornou, em 1997, como piloto profissional. Após mais algum tempo afastado, Jaime voltou definitivamente em 2000 participando do Campeonato Goiano de Kart.

Uma prova que a velocidade e o motor estão no sangue do goiano é que mesmo afastado das pistas, Jaiminho virou piloto de helicóptero. O brasileiro chegou até a trabalhar profissionalmente fazendo um trajeto entre Brasil e Bolívia em 1998, quando ele tinha apenas 18 anos.

De volta às pistas, em 2001, o piloto disputou a Fórmula Millenium  e, em 2002, se dedicou exclusivamente à Fórmula 3 Sudam Light. Nos dois anos seguintes, competiu na F3 Sudam com as equipes Amir Nasr Racing Team e Avallone Motorsports, respectivamente.

O ano de 2005 marcou a estréia do piloto nas pistas dos Estados Unidos. Disputando a Indy Lights, categoria de acesso à Fórmula Indy, o goiano conquistou duas vitórias: Indianápolis, prova preliminar da tradicional 500 milhas de Indianápolis, e Nashville, vencida de ponta a ponta. Os bons resultados do brasileiro ao longo da temporada (três pole positions, além de ter largado na primeira fila em várias provas) deram a ele o apelido de Sr. Primeira Fila.

No ano seguinte, Jaime seguiu na Indy Lights e foi o sexto colocado na temporada, pilotando pela Andretti Green Racing. O piloto venceu em Milwaukee, conquistando a liderança a duas voltas para o final. Estabeleceu um recorde na categoria ao se classificar entre os 10 melhores em 18 corridas consecutivas.

Em 2007, o brasileiro foi novamente o sexto colocado na Indy Lights. Chegou entre os cinco primeiros em sete corridas, incluindo os terceiros lugares em Indianápolis (oval e misto) e Nashville. Estabeleceu um recorde de 42 provas consecutivas disputadas.

Este ano, Jaime Câmara deu mais um importante passo em sua carreira e realizou o sonho de disputar a temporada da Indycar Series pela equipe Conquest Racing, atingindo o topo do automobilismo norte-americano.

Destaques da carreira

1997 - Participou do campeonato Goiano de kart

2000 - Campeonato Goiano de kart - três 2º lugares e dois 3º lugares

2001 - Participou da Fórmula Millenium

2002 - F3 Sudam Light - um 2º e um 6º lugar

2003 - F3 Sudam - um 4º lugar em Cascavel

2004 - F3 Sudam - um 4º lugar em Parana, Argentina

2005 – Indy Lights (ano de estréia) – duas vitórias (Indianápolis e Nashville), três pole positions (Indianápolis, Nashville e Milwaukee) e 5º na classificação geral

2006 – Indy Lights – venceu em Milwaukee e se classificou entre os 10 melhores em 18 corridas consecutivas – foi o 6º na classificação geral

2007 – Indy Lights – três 3º lugares (Indianápolis – oval e misto – e Nashville). Foi o 6º na classificação geral

2008 – Indycar Series pela Conquest Racing

  Web ||